Na noite da última sexta-feira (10), o Governo de São Paulo anunciou que entrega na próxima segunda-feira (13), às 12h, o primeiro lote de doses da vacina do Butantan para o Estado do Ceará.
A compra foi realizada pelo Governo do Ceará que assinou contrato com o Instituto Butantan no último dia 9 de agosto, para a compra direta de 3 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil contra a Covid-19. Inicialmente, a previsão de entrega dos imunizantes era para o dia 25 de agosto.
A aquisição das doses de CoronaVac, aconteceu após o governador Camilo Santana anunciar em agosto a suspensão do contrato de compra da vacina russa Sputnik V, que previa mais de 5,5 milhões de doses contra a Covid-19 para o estado. Segundo ele, a suspensão ocorreu “devido a novas limitações impostas pela Anvisa.
A compra da CoronaVac foi negociada de forma paralela, com o Instituto Butantan e com o laboratório Sinovac, na China. Para lá, foi enviado o assessor para Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, César Ribeiro, o qual passou dois meses em processo de tratativas com a farmacêutica chinesa.