Você sabia que, em Fortaleza, existe uma Central que tira dúvidas sobre a língua portuguesa por telefone? É o Plantão Gramatical, ofertado pelo Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), e que completou 41 anos de atividades. Mesmo na pandemia, o serviço continua ativo e, em 2021, bateu a marca dos 705 mil atendimentos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante o período pandêmico, perguntas relacionadas à área da saúde passaram a ser mais frequentes. Márcia Linhares, professora do Plantão Gramatical há nove anos, explica que “o contexto social é muito importante para o Plantão. Nesse período pandêmico, muitos consulentes têm ligado para saber como devem falar sobre a Covid-19”. A professora explica que quando o vírus for citado, deve-se falar “o coronavírus”. No caso da doença, deve-se falar “a covid”.
Os consulentes têm perfil diverso, indo de advogados até crianças que querem tirar uma dúvida sobre a tarefa escolar. Há também o caso de uma consulente que liga para saber como os professores estão, pois além do gesto de atenção, diz que não esquece o número telefônico do serviço, que continua o mesmo desde a sua fundação.
O Plantão Gramatical foi criado para auxiliar a população sobre o uso correto da língua portuguesa. São dúvidas sobre fonética, semântica, crase, pontuação e regras gerais do português respondido na hora por uma equipe de cinco professores plantonistas. O tempo de atendimento varia de acordo com a demanda do consulente, mas dura, no máximo, três minutos.
A equipe do Plantão Gramatical atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço está disponível, por telefone ou presencialmente, para usuários de outros municípios e estados brasileiros e também de outros países. O número de telefone para atendimento é o 3225-1979.
Serviço
Plantão Gramatical
Av. João Pessoa, 5609 – Damas
Telefone: 3225-1979
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<