Ícone do site Portal GCMAIS

Blitze da lei seca realizou 122 testes do bafômetro durante o fim de semana em Fortaleza

Av. Lineu Machado terá tráfego desviado e alteração de 13 linhas de ônibus de Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), intensificou as fiscalizações de combate a seca na em Fortaleza. Durante o último fim de semana, dez operações foram realizadas, com 922 abordagens.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os dados da AMC mostram que durante o último fim de semana, houve uma tendência de aumento do número de motoristas que recusam realizar o teste do bafômetro. Ao todo, 19, outros 122 aceitaram, com apenas um testando positivo para o consumo de álcool.

Ainda de acordo com a AMC, em 2021, as recusas ao bafômetro aumentaram em cinco vezes em comparativo com o ano de 2019. A cada mil abordagens realizadas pelos agentes, durante os nove primeiros meses do ano, 49 condutores se recusaram a soprar o bafômetro ou testaram positivo. Segundo a AMC, em 2019, houve apenas dez recusas ou testes positivos dentro de um mesmo grupo de mil pessoas.

Fazendo um comparativo da média de recusas do último fim de semana com a média anual de 2021 (que já apresenta um aumento em comparação com anos anteriores), a média deste fim de semana ficou 10,6% acima da média anual.

Publicidade

Os condutores que estiverem dirigindo sob efeito de álcool estão sujeitos a uma infração de natureza gravíssima multiplicada por dez. A multa para condutores alcoolizados é de R$ 2.934,70 e, se a concentração for igual ou superior a 0,30 miligramas de álcool por litro de ar alveolar ou o motorista tiver sinais que indiquem alteração de capacidade psicomotora, a penalidade poderá ser a prisão do condutor.

O condutor que se negar a realizar o teste terá de pagar a mesma multa gravíssima multiplicada por dez, além de ter o direito de dirigir suspenso durante os próximos 12 meses após o ocorrido.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile