Ícone do site Portal GCMAIS

Aneel alerta sobre riscos de incêndios perto de linhas de transmissão

Aneel alerta sobre riscos de incêndios perto de linhas de transmissão

Foto: Divulgação

Uma campanha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alerta sobre os riscos de incêndios perto das linhas de transmissão. Todos os anos, de maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, aponta as queimadas como a maior preocupação da agência.

“Um tipo de desligamento que sempre nos preocupou são aqueles decorrentes de queimadas. Principalmente no segundo semestre de cada ano, particularmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil, em função do agravamento do período seco do maior carregamento do sistema de transmissão neste período”, disse.

Um decreto de 1998 proíbe atear fogo em faixa de 15 metros de distância das linhas de transmissão de eletricidade e a 100 metros ao redor das subestações de energia. Sandoval Feitosa também cita algumas ações que ajudam na prevenção do problema.

“Explicar às comunidades e envolvê-las com ações preventivas nas linhas de transmissão, evitar realizar queimadas próximas dessas linhas, explicar às crianças a importância das linhas para a vida de todos. Todas essas ações contribuirão para evitar os desligamentos nas linhas de transmissão”, afirmou.

Outras medidas preventivas são: não deixar restos de plantações na beira da estrada; fazer aceiros ao redor das casas, currais e celeiros; apagar pontas de cigarros antes de jogá-las em lixeiras; e, principalmente, se avistar fumaça ou algum foco de incêndio, avisar imediatamente os bombeiros pelo telefone 193.

Publicidade

Leia também: Conta de luz mais cara: confira dicas de como economizar no consumo de energia elétrica

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile