Entenda o que causa esse tipo de fenômeno no Ceará e quais os riscos
Interior do Ceará registra ventos intensos e casas danificadas; veja vídeos
Durante este mês de setembro, é comum que o Ceará registre ventos mais intensos e mais fortes. Em algumas cidades, porém, esta força é motivo de espanto para os moradores. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível perceber que os ventos intensos neste período do ano estão causando transtornos para os moradores das cidades do interior do Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Novo decreto no Ceará aumenta funcionamento e capacidade de escolas, restaurantes e eventos; confira mudanças
Em São Luís do Curú, distante 79 km de Fortaleza, os ventos derrubaram parte do telhado de uma casa, assustando as pessoas que vivem na região. As imagens deste momento foram feitas por uma câmera de segurança na tarde da última quinta-feira (16). Confira:
Apesar de muitos falarem em ciclones nas redes sociais, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirma que não é o caso. Trata-se de ventos intensos que costumam acontecer durante este período. Saiba mais: https://t.co/unqZbFNmuT #GCMAIS pic.twitter.com/MWrVuTkOHs
— GCMAIS (@gcmaisonline) September 17, 2021
Entenda o motivo dos ventos intensos no Ceará
Apesar de muitos falarem em ciclones nas redes sociais, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirma que não é o caso. Trata-se, apenas, de ventos intensos que costumam acontecer durante este período, mas que precisam de determinados cuidados.
“A temporada dos ventos fortes no Ceará tem auge nos meses de agosto e setembro. Mas, assim que o período de chuvas passa, o cearense já percebe aumento na velocidade média dos ventos”, explica Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme. “Nessa época do ano, o Estado fica no meio do caminho entre a alta pressão do atlântico sul e a zona de convergência intertropical, fazendo com que os ventos alísios de sudeste fiquem mais intensos e constantes”.
Leia também |Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje (17)
Meiry Sakamoto destaca que, por conta da falta de obstáculos no mar, os ventos acabam sendo mais intensos no litoral, mas também há registros desta força no interior. “Em águas do litoral cearense, a velocidade média em agosto e setembro ultrapassa 30 km/h. Neste ano, em setembro, em alguns momentos a velocidade chegou próxima a 60 km/h em Viçosa do Ceará, em Jericoacoara, e mesmo no interior do Estado, ventos fortes têm sido observados. Em Piquet Carneiro, por exemplo, foram registrados ventos máximos de 48 km/h e de 42 km/h no município de Barra”, explica.
A especialista reforça que, durante este período, é possível que os ventos intensos, seja na Capital ou no interior, podem gerar transtornos. “Sempre é bom lembrar que ventos fortes também apresentam riscos. Os pescadores, por exemplo, ficam mais cautelosos por ter mais dificuldades de retornar ao mar, pois, além de mais intensos, os ventos sopram numa direção diferente, do continente para o oceano. Também é uma época em que aumenta o risco de queda de árvores e destelhamento por conta das fortes rajadas”, alerta Meiry Sakamoto.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.