Nesta segunda-feira (20), o governador Camilo Santana e outros 19 governadores dos estados brasileiros divulgaram uma carta cobrando que o Governo Federal divulgue a “verdade” sobre os constantes aumentos nos preços dos combustíveis. O Governo Federal defende que o motivo dos altos custos dos insumos está no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Já os governadores, afirmam o contrário.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Sete avenidas em Fortaleza terão velocidade reduzida para 50km/h
De acordo com a carta dos líderes dos Estados, os aumentos nos valores dos combustíveis já ultrapassaram os 40% nos últimos doze meses. Segundo eles, o ICMS não sofreu as mesmas mudanças.
“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, diz a carta.
Leia também | Novo pagamento do auxílio emergencial começa amanhã (21); veja calendário
Segundo o texto, o aumento dos preços dos combustíveis é um problema de nível nacional e não apenas estadual. Diante disso, os governadores cobram: “falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”.
Leia também | Saque da 5ª parcela do auxílio tem calendário encerrado
A carta é assinada pelos governadores: Rui Costa (PT-BA), Cláudio Castro (PL-RJ), Flávio Dino (PSB-MA), Helder Barbalho (MDB-PA), Paulo Câmara (PSB-PE), João Doria (PSDB-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Mauro Mendes (DEM-MT), Eduardo Leite (PSDB-RS), Camilo Santana (PT-CE), João Azevêdo (Cidadania-PB), Renato Casagrande (PSB-ES), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Renan Filho (MDB-AL), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Waldez Góes (PDT-AP).
Leia também | Auxílio Combustível: governo divulga nova rodada; veja contemplados
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<