Índice de 72,3% representa o melhor desempenho nos últimos 10 anos
Cresce o número de alunos que concluíram o ensino médio no Ceará
A quantidade de alunos de 18 a 29 anos que concluiu o ensino médio no Ceará cresceu no primeiro trimestre de 2021 e atingiu 72,3%, o maior desempenho nos últimos dez anos. Em 2012, a taxa de conclusão entre os jovens cearenses estava acima da registrada no Nordeste, de 48%, mas inferior a do Brasil, de 57,8%. O maior salto foi observado entre a primeira e a segunda onda da Covid-19 no Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os números estão no Enfoque Econômico “Permanência e Conclusão no Ensino Médio da População de 18 a 29 Anos no Ceará” elaborado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Segundo o documento, para minimizar esses efeitos causados pela pandemia, tanto em 2020 como em 2021, o Governo cearense tem desenvolvido ações para que os estudantes cearenses tenham acesso às aulas a distância, entre elas, a distribuição de chips com pacote de internet móvel.
De acordo com secretária da Educação do estado, Eliana Estrela, a rede pública estadual cearense vem apresentando melhoria consistente nos indicadores educacionais.
“A rede estadual oferece o Ensino Médio, assim como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade que garante escolarização básica, para um público diferenciado. Há uma proposta específica de ensino para a EJA, que considera a formação humana, social e científica, orientando-se pela concepção de educação ao longo da vida”, destacou a gestora.
Em 2021, com o aumento de casos e a chegada da segunda onda, a retomada normal das atividades econômicas e, principalmente, as escolares, acontece de forma gradual. No caso do Ceará, o retorno das atividades presenciais na maioria das redes de ensino aconteceu em meados do ano, com as redes públicas retomando, com opção de formato híbrido, no início do segundo semestre.
Leia também: Brasil regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário dos Direitos da Criança e do Adolescente
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.