A atuação de um ciclone extratropical vai deixar o mar agitado em grande parte do litoral do Brasil ao longo dos próximos dias. Conforme o portal Climatempo, plataforma que presta serviços de Meteorologia, há expectativa de agitação marítima do Sul ao Nordeste nesta semana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No Rio Grande do Sul o mar começou a subir nessa segunda-feira (20). A partir desta terça (21), o mar sobe em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Até quinta-feira (23), pelo menos, o mar vai ficar agitado entre a costa do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. As ondas podem ficar entre 2,5 e 3 metros, principalmente entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.
Em caso de mar agitado, a Defesa Civil recomenda evitar atividades de navegação e de pesca, banho de mar, e prática de esportes náuticos. Além disso, não é indicado caminhar ou pedalar na 0rla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.
Leia também: Após erupção de vulcão nas Ilhas Canários, risco de tsunami na costa brasileira é remoto
Ciclone extratropical
Segundo a Climatempo, existem ciclones tropicais, ciclones subtropicais e ciclones extratropicais. Todos eles são sistemas de baixa pressão atmosférica onde o ar se movimenta no sentido horário, no Hemisfério Sul, e no sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Ciclones são associados com grandes áreas de nuvens carregadas que provocam chuva intensa. A diferença de pressão atmosférica entre o centro do sistema e a porção mais externa aumenta a velocidade dos ventos.
Nas imagens de satélite, os ciclones subtropicais e tropicais aparecem como uma massa de nuvens em formato arredondado. Os ciclones extratropicais aparentam ser uma espiral. Os tropicais têm uma forma aparente ainda mais arredondada do que um ciclone subtropical. Os ciclones extratropicais estão em geral associados com as frentes frias.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<