Ícone do site Portal GCMAIS

Imposto de renda: consulta ao novo lote de restituição começa na quinta-feira (23)

Imposto de Renda: 870 mil contribuintes caíram na malha fina; saiba se você está na lista

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Contribuintes podem acessar, a partir das 10 horas desta quinta-feira (23), o quinto lote de restituição do imposto de renda 2021 que estará disponível para consulta. O lote contempla também restituições residuais referentes a exercícios anteriores.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O valor total do crédito é de R$ 12 milhões de reais. Um total de 7.489 contribuintes que declararam residência no Ceará terá o crédito bancário disponibilizado no dia 30 de setembro.

No Brasil, o crédito bancário irá para 358.162 contribuintes, que receberão o valor total de RS 562 milhões. Que quiser consultar a liberação da declaração deverá acessar a página da Receita na Internet: www.gov.br/receitafederal/pt-br 

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível ter acesso ao extrato da declaração e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Publicidade

As consultas podem ser realizadas ainda por meio de um aplicativo para tablets e smartphones disponibilizado pela Receita Federal, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Leia também | Projeto que cria Selo Município Sem Racismo é aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará

Os contribuintes terão o pagamento da restituição realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado (se, por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile