Apesar de ter início neste mês, primavera começa a apresentar maiores resultados apenas a partir de outubro
O que a chegada da Primavera pode significar para a crise hídrica no Brasil?
Nesta quarta-feira (22), a primavera se inicia e marca um novo trimestre climático no Brasil. A estação significa o retorno das chuvas regulares pelo País e, apesar de ter seu início ainda neste mês, a primavera começa a apresentar maiores resultados apenas a partir de outubro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As estimativas são da meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos. Segundo ela, as previsões climáticas de setembro ainda são um conjunto da estação anterior, o inverno, com a primavera, e por isso só é possível prever maiores níveis de chuva no próximo mês.
Com exceção da Região Nordeste, pode-se esperar níveis de chuva espalhados por todas as regiões no início da estação, principalmente em uma faixa que se estende desde o oeste do Amazonas e Acre até a Região Sudeste do País, passando pelo Centro-Oeste. Apenas no mês de dezembro que os níveis se intensificam e também atingem o Nordeste brasileiro.
Crise hídrica
Em relação às regiões com baixos níveis de reservatórios, a meteorologista Andrea Ramos destaca que algumas delas ainda podem receber acumulados de chuva abaixo do esperado. Porém, ela explica que este cenário já é estabelecido por anos.
“Nessas bacias, nós estamos há pelo menos quatro anos com chuva abaixo da média, por isso que estamos nessa questão de crise hídrica. A questão maior é que foram anos com chuva abaixo da média e você vai acumulando, ao longo dos anos, esse déficit.”
Quais os sinais da Primavera no Ceará?
O Ceará não possui as quatro estações do ano (verão, inverno, outono e primavera), como acontece em outras regiões do Brasil. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), quanto mais próximo da linha do Equador, menor é a diferença de temperaturas entre o verão e o inverno.
Previsão do tempo
O Ceará segue sem alterações nas condições de tempo e deverá permanecer com predomínio de poucas nuvens até a próxima quinta-feira (23), pelo menos.
De acordo com análise realizada pela Funceme, o centro-norte do estado poderá apresentar cobertura variada de nuvens nesta quarta-feira (22) e na porção sul, céu claro. Já para a próxima quinta, a tendência é que o Ceará apresente céu sem nuvens em todas as macrorregiões.
Típico desta época, o interior do estado apresenta cenário meteorológico para baixa umidade do ar. Segundo a Funceme, o Ceará tende a apresentar valores entre 20% e 30% no centro-sul, principalmente nas macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Cariri e parte da Jaguaribana e Ibiapaba, preferencialmente no período da tarde. Nos demais períodos os valores de umidade tendem a se elevar, podendo ficar acima de 40% em todas as macrorregiões.
Leia também | Funceme prepara edital de novo concurso; lançamento deve ocorrer no início de 2022
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.