A partir desta quinta-feira (23), a Avenida Lineu Machado, em Fortaleza, também será contemplada com a segunda maior faixa de pedestres da capital. O projeto será implantado no cruzamento com a Av. Carneiro de Mendonça e contará com duas faixas de 18 metros de extensão. A ideia é facilitar a visibilidade e a travessia de pedestres que desejam acessar o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
No entorno, existem duas ilhas de apoio à travessia que também receberão intervenção com urbanismo tático, pinturas lúdicas e mobiliário urbano. Mais de 23 mil veículos trafegam em média todos os dias pela Av. Lineu Machado e 25.842 pela Av. Carneiro de Mendonça.
A maior faixa de pedestres da cidade tem 40 metros de extensão e fica na Av. Tristão Gonçalves com a Rua Liberato Barroso. Para implementar este tipo de equipamento, técnicos do Programa de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) analisam áreas que são chamadas polos geradores de viagens. Elas possuem uma maior circulação de pedestres em virtude de empreendimentos implantados nas proximidades e são as mais propícias a receberem esse tipo de intervenção.
Leia também | Dia Mundial sem carro: andar a pé se tornou mais popular durante a pandemia
“Cidade para Mulheres”
Além da nova faixa de pedestres, o “Cidade para Mulheres” é um projeto-piloto que vai dar mais visibilidade a diversos pontos da Av. Lineu Machado, como paradas de ônibus e espaços sem uso, por meio do urbanismo tático, requalificação de passeios, melhoria de iluminação e arte urbana.
O conjunto de medidas, que tem como objetivo incentivar o combate à violência contra a mulher, é adotado a partir da identificação de áreas apontadas como inseguras em um levantamento feito com a população feminina a partir da plataforma Google Maps.
Dois espaços da via, com área total de 578 m², vão receber ainda o projeto Praças Vivas. Serão executadas diversas intervenções, como pinturas lúdicas e limpeza.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<