Ícone do site Portal GCMAIS

Segunda dose da vacina da Janssen aumenta proteção contra Covid, aponta estudo

Segunda dose da vacina da Janssen aumenta proteção contra Covid, aponta estudo

Foto: Divulgação

A segunda dose da vacina da Janssen – preparada para eficácia em dose única – aumenta em 94% a proteção contra a Covid-19. Os dados foram divulgados nesta semana pelo laboratório, braço farmacêutico da Johnson & Johnson.  

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Um estudo feito nos Estados Unidos apontou o aumento da eficácia em casos moderados e graves, com a aplicação da segunda dose dois meses após a primeira. A dose única da Janssen, como é usual em diversos países, inclusive o Brasil, garante 70% de proteção contra o novo coronavírus. 

A fabricante pretende defender os resultados da pesquisa para que os órgãos reguladores norte-americanos recomendem a segunda dose como reforço. Segundo a Janssen, o desempenho do imunizante aplicado dois meses após a primeira dose aumenta o nível de anticorpos de quatro a seis vezes. 

Leia também | Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a Covid-19

Publicidade

Em outro estudo divulgado no mês passado, a aplicação da segunda dose com intervalo maior, de seis meses, por exemplo, aumenta em 12 vezes os níveis de geração de anticorpos. Os efeitos colaterais são semelhantes aos registrados na aplicação de dose única.

A vacina da Janssen é aplicada em dose única, e utiliza uma tecnologia de vetor viral não replicante, ou seja, há uma modificação do adenovírus para que ele perca o poder de replicação. Com isso, ele não é capaz de causar nem mesmo um resfriado. Depois, os cientistas colocam parte do material genético do Sars-CoV-2 nele. Ao entrar no organismo, esse composto induz nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus, sem o risco de gerar a Covid-19.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile