Tem início nesta segunda-feira (27) a desativação parcial das unidades de campanha em 4 hospitais cearenses. O procedimento ocorre no momento de maior controle dos índices epidemiológicos da pandemia de Covid-19.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os hospitais Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, Geral César Cals e de Messejana, ambos em Fortaleza, terão parte dos leitos das estruturas anexas que serviram como apoio assistencial desmontados.
Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), serão preservadas diversas unidades de campanha, atendendo também a outros perfis de pacientes. Desde o início do período pandêmico, em março de 2019, nenhum hospital da Rede Estadual teve as unidades de campanha totalmente desativadas.
Leia também | Tomar vacinas diferentes contra a Covid-19 é seguro? Veja o que dizem especialistas
O governo local segue monitorando diariamente os indicadores. “Num cenário indesejado de uma nova elevação nas internações por Covid-19, a Sesa tem como agir com eficiência e rapidez para garantir as estruturas necessárias que assegurem o atendimento aos cearenses”, afirma Marcos Gadelha, secretário da Saúde do Ceará.
Durante a pandemia, a rede estadual de saúde abriu Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para atender a pacientes com a doença em todas as regiões do Estado. No pico da segunda onda, o Ceará registrou um total de 5.205 leitos exclusivos para diagnosticados com Covid-19, sendo 3.858 de leitos de enfermaria e mais 1.347 de UTI.
Conforma dados da plataforma IntegraSUS, o Ceará acumula, até a manhã desta segunda (27), 929.654 casos confirmados de Covid-19. Desse total, 815.464 estão recuperados. Além disso, foram contabilizadas 24.197 mortes pela doença. A taxa de letalidade é de 2,6%.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<