Índice de desemprego cai para 13,7% em junho, na pesquisa trimestral do Ipea | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
EMPREGOS
Índice de desemprego cai para 13,7% em junho, na pesquisa trimestral do Ipea
Ocupação cresceu mais entre as mulheres e os jovens
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 28 de setembro de 2021
Índice de desemprego cai para 13,7% em junho, na pesquisa trimestral do Ipea
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O desemprego recuou no país de 15,1% em março, para 13,7% em junho. O estudo é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A pesquisadora do Ipea, Andreia Lameiras, afirma que o cenário aponta para sinais de recuperação, ainda que as taxas de desocupação e subocupação continuem elevadas. O recuo de 1,4% no indicador ocorreu devido ao aumento da ocupação informal.

Entre os setores que empregam mais mão de obra informal estão construção, agricultura; e serviços domésticos. A ocupação cresceu mais entre as mulheres, os jovens e os trabalhadores com ensino médio.

A análise também chama a atenção para o aumento do tempo de permanência no desemprego. O percentual de trabalhadores desocupados que estavam nesta situação por dois trimestres consecutivos saltou de 47% no primeiro trimestre de 2020 para mais de 73% no segundo trimestre de 2021.

Como consequência do aumento no tempo de permanência no desemprego no segundo trimestre de 2021, quase a metade dos trabalhadores desocupados procuravam emprego há mais de um ano, e um em cada quatro trabalhadores desocupados estavam nesta situação há mais de dois anos.

Leia também | Petrobras é responsável por 34% do total do preço da gasolina

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário