Ícone do site Portal GCMAIS

Famílias de baixa renda continuam a pagar bandeira vermelha 2 nas contas de luz em outubro

Baixa renda continua a pagar bandeira vermelha 2 na conta de luz em outubro

Foto: Agência Brasil

A conta de luz das famílias de baixa renda incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica continuará com a bandeira tarifária vermelha 2 em outubro. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com essa bandeira acionada, a cobrança adicional na conta de luz da tarifa social é de R$ 9,49 a cada 100 quilowatts/hora consumidos. Além disso, as famílias de baixa renda continuam tendo direito ao desconto nas tarifas, que varia de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo. 

O desconto é concedido nos primeiros 220 kWh consumidos no mês.  Já os demais consumidores seguirão pagando, em outubro, os custos mais altos da bandeira de escassez hídrica, que foi acionada em 1º de setembro e seguirá em vigor até, pelo menos, abril de 2022.  

A bandeira tarifária escassez hídrica é mais cara do sistema e custa, ao consumidor, R$ 14,20 a mais na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. 

Publicidade

Segundo a Aneel, a bandeira tem como objetivo fortalecer o enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, o pior em 91 anos, no Brasil, que reduz a produção nas usinas hidrelétricas e aumenta o preço da energia.

Leia também | Agentes de endemias voltarão a visitar domicílios no Ceará após aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

Diante desse cenário, a opção é buscar novos hábitos para diminuir o consumo de energia ao máximo. O site Consumo Consciente Já traz diversas dicas para ajudar o brasileiro a reduzir o valor pago na conta dos meses seguintes.

A página é uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), juntamente com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte de uma campanha de consumo consciente de eletricidade.

Hábitos simples como retirar da tomada os aparelhos de som e televisores já ajudam a aliviar a pressão sobre a conta de luz. É que, mesmo em stand by, eles consomem energia.

Também é importante não deixar a TV ou outro aparelho ligado sem necessidade, o que também vale para carregadores de celulares.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile