VACINAÇÃO COVID-19

Imunossuprimidos devem atualizar cadastro para 3ª dose da vacina contra Covid, no Ceará

Recomendação é que o público tome a dose adicional após 28 dias da segunda dose

Compartilhe:
30 de setembro de 2021
Portal GCMAIS

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atualizou o sistema de cadastro para vacinação contra a Covid-19, disponível na plataforma Saúde Digital, para a administração das doses adicional e de reforço. Uma caixa de confirmação foi acrescentada ao conteúdo para autodeclaração de pessoas com imunossupressão.

Imunossuprimidos devem atualizar cadastro para 3ª dose da vacina contra Covid, no Ceará
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O grupo inclui pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia; pacientes em hemodiálise; pessoas vivendo com HIV e aids; entre outros.

A coordenadora da célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges, reforça a importância da alteração. “A autodeclaração possibilitará o recebimento de maneira mais organizada da dose para completar o esquema vacinal e fortalecer as defesas contra a Covid-19”, afirma.

A dose adicional ao esquema de vacinação para pessoas com alto grau de imunossupressão deve ser administrada em pelo menos 28 dias após a última dose do esquema básico – com uma (Janssen) ou duas doses (demais imunizantes). Além dos imunossuprimidos, os idosos a partir de 60 anos também devem tomar a dose de reforço. Neste grupo, a aplicação de mais uma dose deve ocorrer seis meses após a última do esquema vacinal comum.

Estudos apontam que algumas pessoas com alto grau de imunossupressão não têm resposta de anticorpos mesmo com a aplicação da vacina, o que justifica a vacinação com a dose adicional contra a Covid-19. O mesmo ocorre em relação aos idosos, grupo populacional que possui maiores taxas de incidência e letalidade.

Leia também | Idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos vão tomar 3ª dose contra Covid

Autodeclaração

Para fazer a alteração, basta que a pessoa com imunossupressão – com cadastro no Saúde Digital – acesse a plataforma com login e senha e marque a opção de autodeclaração conforme a condição de saúde. O usuário deverá aceitar os termos legais e salvar a atualização.

A documentação comprobatória necessária no ato da vacinação para cada grupo está disponível em nota divulgada pela Sesa.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.