PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Polícia conclui inquérito contra vereador de Fortaleza investigado por anunciar caça a Lázaro

A investigação concluiu que o vereador cometeu os crimes de porte ilegal de arma de fogo e usurpação de função pública

Compartilhe
Polícia conclui inquérito contra vereador de Fortaleza investigado por anunciar caça a Lázaro
Foto: GCMais

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) concluiu o inquérito policial que apurou a conduta, veiculada em redes sociais e também pela imprensa, do inspetor da PC-CE, José Alberto Bastos Vieira Júnior, o qual, mesmo afastado das funções, desde o ano de 2019, em decorrência de processo de aposentadoria, postou vídeos em redes sociais, ostentando armas de fogo, munições, vestimenta com símbolos da PC/CE, coletes balísticos, entre outros emblemas institucionais, narrando uma viagem do Ceará até o Estado de Goiás, ocorrida em junho deste ano, com vistas a prender o então criminoso e foragido da justiça de nome LÁZARO BARBOSA DE SOUSA.

A investigação realizada pela DECOR concluiu que com o objetivo de alavancar a sua carreira política, o vereador “Inspetor Alberto”, mesmo afastado de suas funções policiais desde o ano de 2019, portanto, sem legitimidade para praticar qualquer ato privativo da Polícia Civil do Estado do Ceará, deliberadamente viajou para o Estado de Goiás, em companhia de outros dois amigos, para se promover politicamente, utilizando-se da imagem da instituição policial, sob o pretexto de que ajudaria nas buscas ao criminoso.

Leia também: Irmão do deputado Nizo Costa morre afogado na Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza

Para tanto, o vereador usou indevidamente a imagem da instituição Polícia Civil do Ceará para atender seus interesses pessoais, pois, a utilização de camisas com símbolos e inscrições da força policial foi condição imprescindível para que conseguisse acesso ao cenário de operações montado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás e consequentemente gravasse seus vídeos, conseguindo espaço na mídia nacional.

PUBLICIDADE

Nesta empreitada o vereador contou com a ajuda de outras duas pessoas, sendo que um deles é perito da PEFOCE, o qual também viajou sem autorização e/ou conhecimento de seus superiores e da própria instituição. Ao passo que o outro homem que aparece nos vídeos, (vestido indevidamente com uma camisa com as inscrições da AESP – Academia Estadual da Segurança Pública do Estado do Ceará), assessorando o vereador, é seu chefe de gabinete.

A investigação que durou pouco mais de um mês concluiu que tanto o vereador “inspetor Alberto”, quanto seu chefe de gabinete, identificado como Tancredo dos Santos Moreira, cometeram os crimes de porte ilegal de arma de fogo e usurpação de função pública, cujas penas se somadas chegam a seis anos de prisão.

PUBLICIDADE

Já com relação ao perito que aparece nas imagens, não foram encontrados elementos para o seu indiciamento criminal, restando apenas patente o cometimento de infrações administrativas/disciplinares, as quais já estão endo alvo de procedimento próprio pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado do Ceará - CGD. Por esta razão, ele foi trazido aos autos na condição de testemunha compromissada a falar a verdade e como optou por ficar em silêncio, durante a sua oitiva, na presença de seu advogado, acabou sendo indiciado pelo crime de falso testemunho, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão.

PUBLICIDADE

O inquérito policial foi remetido ao Poder Judiciário no último mês de agosto do ano em curso.

PUBLICIDADE
Leia também
Irmão do deputado Nizo Costa morre afogado na Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza
NESTE DOMINGO (11)
Irmão do deputado Nizo Costa morre afogado na Praia da Sabiaguaba, em Fortaleza
11 de out. de 2026 - 20:21
Feminicídio em Ubajara: homem é condenado a 39 anos de prisão por matar ex-companheira
JUSTIÇA
Feminicídio em Ubajara: homem é condenado a 39 anos de prisão por matar ex-companheira
09 de out. de 2026 - 23:08
Subtenente da PM é morto com facada após discussão com idoso em Juazeiro do Norte, Ceará
VIOLÊNCIA
Subtenente da PM é morto com facada após discussão com idoso em Juazeiro do Norte, Ceará
09 de out. de 2026 - 20:18