Polícia Civil apura um caso de perda de vacinas contra a Covid-19 no município de Jaguaruana, a aproximadamente 190 quilômetros de Fortaleza. Um inquérito foi aberto após notificação da coordenadora de vacinação do município, Livia Dayane Silva do Nascimento, que registrou um Boletim de Ocorrência, na última segunda-feira (13) relatando irregularidades no armazenamento das doses.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo o que foi relatado na ocorrência, no sábado (11), a câmara fria do Centro de Saúde em Jaguaruana apresentou problemas, colocando a perder mais de 3,3 mil doses imunizantes contra a Covid. O equipamento também armazenava outros tipos de vacinas, que ficaram expostas a temperatura acima da recomendada.
No relato feito à Polícia, Livia conta que foi ao local imediatamente após ser alertada de que os freezers registravam uma temperatura superior à permitida. No equipamento, ela contabilizou 3.391 doses de vacinas contra a Covid-19 e 182 vacinas do HPV. Verificado o prejuízo, a servidora afirma que comunicou o fato ao secretário municipal de Saúde, Naldo Quirino.
A coordenadora de vacinação acredita que possa ter ocorrido uma queda de energia que desligou e, posteriormente, desregulou a câmara de conservação, alterando a temperatura. Ela afasta a hipótese de uma ação criminosa com a ressalva de que todos os outros equipamentos eletrônicos estavam funcionando normalmente.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O caso está sendo conduzido pelo delegado de polícia Alysson Alves Nunes, que determinou procedimento de oitivas declarativas e depoimentos de testemunhas.