O dia de lazer e socialização aconteceu por meio do Projeto Praia Acessível
Idosos curtem banho de mar na Praia de Iracema
Idosos do Abrigo Olavo Bilac desfrutaram de um banho de mar na Praia de Iracema, em Fortaleza, nesta sexta-feira (1º), o Dia Internacional do Idoso. O dia de lazer e socialização aconteceu por meio do Projeto Praia Acessível, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A ação beneficiou um grupo de 10 idosos. Alguns deles nunca tinham visitado a Praia de Iracema e ficaram felizes pela oportunidade.
Glaudson Macedo, 66 anos, diz que gostaria de voltar mais vezes. “É sempre bom viver momentos como esse. Nós ficamos felizes por sermos reconhecidos, lembrados e não esquecidos em um canto”, conclui o idoso. Assim como o colega, José Constantino, 81 anos, mostrou talento e carisma ao cantar um trecho da canção “Placa de Venda” após o banho de mar. Para ele, a música lembra momentos felizes de sua juventude. “Vende-se uma casa, dá-se por um preço qualquer, eu não vou morar sozinho sem o amor desta mulher”, cantarolou, sorrindo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Gostei demais do banho de mar e mais ainda de ser recebido por todos que estão aqui. Agradeço por nos trazerem para este passeio e também pela paciência, dedicação e amor daqueles que nos consideram”, afirma seu Constantino, com a voz embargada de emoção por simplesmente poder entrar no mar.
“O Praia Acessível mudou a realidade de muitos idosos, dando a eles oportunidade de lazer e socialização. É uma alegria muito grande poder retomar as atividades depois de um longo período de isolamento. Hoje, em especial por comemorarmos o dia deles, queremos mostrar que é preciso cuidar dos nossos idosos, é preciso estar sempre ao lado dando apoio físico e psicológico para aqueles que contribuíram para termos hoje um Brasil melhor”, ressalta a titular da SPS, Socorro França.
Leia também | Escolas, restaurantes e academias: veja o que muda com novo decreto no Ceará
A estação do Praia Acessível dispõe de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos do projeto, foram capacitados, dando total atenção aos banhistas. Os colaboradores estão sempre equipados com máscaras e luvas e, durante o banho de mar, com face shield.
O Praia Acessível é executado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência (Copid) da SPS. Além das estações de Fortaleza e Caucaia, o Governo do Ceará deve expandir o projeto para outros locais: Praia de Majorlândia, Jericoacoara e Caponga. Para a coordenadora da Copid, Vyna Leite, o Praia Acessível significa saúde para aqueles que participam. “Garantimos o lazer, o banho acessível e o convívio com outras pessoas. Eles têm o direito a vida”, destaca.
Serviço para Idosos – Praia Acessível
De quarta-feira a domingo, das 9h às 13h
Agendamento: pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848
Endereço: Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.