EM FORTALEZA

Idosos curtem banho de mar na Praia de Iracema

O dia de lazer e socialização aconteceu por meio do Projeto Praia Acessível

Compartilhe:
2 de outubro de 2021
Teste Teste

Idosos do Abrigo Olavo Bilac desfrutaram de um banho de mar na Praia de Iracema, em Fortaleza, nesta sexta-feira (1º), o Dia Internacional do Idoso. O dia de lazer e socialização aconteceu por meio do Projeto Praia Acessível, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A ação beneficiou um grupo de 10 idosos. Alguns deles nunca tinham visitado a Praia de Iracema e ficaram felizes pela oportunidade.

Idosos curtem banho de mar na Praia de Iracema
Foto: Divulgação

Glaudson Macedo, 66 anos, diz que gostaria de voltar mais vezes. “É sempre bom viver momentos como esse. Nós ficamos felizes por sermos reconhecidos, lembrados e não esquecidos em um canto”, conclui o idoso. Assim como o colega, José Constantino, 81 anos, mostrou talento e carisma ao cantar um trecho da canção “Placa de Venda” após o banho de mar. Para ele, a música lembra momentos felizes de sua juventude. “Vende-se uma casa, dá-se por um preço qualquer, eu não vou morar sozinho sem o amor desta mulher”, cantarolou, sorrindo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Gostei demais do banho de mar e mais ainda de ser recebido por todos que estão aqui. Agradeço por nos trazerem para este passeio e também pela paciência, dedicação e amor daqueles que nos consideram”, afirma seu Constantino, com a voz embargada de emoção por simplesmente poder entrar no mar.

“O Praia Acessível mudou a realidade de muitos idosos, dando a eles oportunidade de lazer e socialização. É uma alegria muito grande poder retomar as atividades depois de um longo período de isolamento. Hoje, em especial por comemorarmos o dia deles, queremos mostrar que é preciso cuidar dos nossos idosos, é preciso estar sempre ao lado dando apoio físico e psicológico para aqueles que contribuíram para termos hoje um Brasil melhor”, ressalta a titular da SPS, Socorro França.

Leia também | Escolas, restaurantes e academias: veja o que muda com novo decreto no Ceará

A estação do Praia Acessível dispõe de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos do projeto, foram capacitados, dando total atenção aos banhistas. Os colaboradores estão sempre equipados com máscaras e luvas e, durante o banho de mar, com face shield.

O Praia Acessível é executado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência (Copid) da SPS. Além das estações de Fortaleza e Caucaia, o Governo do Ceará deve expandir o projeto para outros locais: Praia de Majorlândia, Jericoacoara e Caponga. Para a coordenadora da Copid, Vyna Leite, o Praia Acessível significa saúde para aqueles que participam. “Garantimos o lazer, o banho acessível e o convívio com outras pessoas. Eles têm o direito a vida”, destaca.

Serviço para Idosos – Praia Acessível

De quarta-feira a domingo, das 9h às 13h
Agendamento: pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848
Endereço: Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.