O governo enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei orçamentária para o próximo ano. No documento, está previsto o salário mínimo de 2022 em R$ 1.192. Se confirmado esse valor, o PIS/PASEP de 2022 deve sofrer ajustes consideráveis.
Antes a proposta do salário mínimo era de R$ 1.169. Contudo, houve uma nova proposta, que considerou o percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A projeção desse índice saltou de 4,3% para 6,2% em 2021.
Esse aumento aconteceu devido a elevação dos preços de ítens básicos para a população, como alimentos, combustíveis e energia. Entretanto, vale destacar que o valor do salário mínimo para 2022 ainda pode passar por mudanças, caso a inflanção supere o teto previsto até o fim do ano.
Valor do PIS/PASEP 2022
Se o salário de 2022 permanecer em R$ 1.192, o abono salarial PIS/PASEP será pago tendo como base esse valor. A seguir, confira o valor que cada trabalhador deve receber de acordo com os meses trabalhados em 2021.
1 mês: R$ 99,33 2 meses: R$ 198,66 3 meses: R$ 298,00 4 meses: R$ 397,33 5 meses: R$ 496,33 6 meses: R$ 596,00 7 meses: R$ 695,33 8 meses: R$ 794,66 9 meses: R$ 894,00 10 meses: R$ 999,33 11 meses: R$ 1.092,66 12 meses: R$ 1.192,00
Quem pode receber o PIS/PASEP?
O Programa de Integração Social (PIS) é pago para trabalhadores de empresas privadas e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é pago para servidores públicos. Para receber o valor, os funcionários devem estar enquadrados em alguns critérios.
- Cadastro no PIS/PASEP por pelo menos cinco anos
- Ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias (consecutivos ou não) no ano base
- Ter sido remunerado com até dois salários mínimos no ano base
- Estar com os dados atualizados na Relação de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Os trabalhadores do PIS recebem o valor do abono pela Caixa Econômica Federal e os trabalhadores do PASEP recebem pelo Banco do Brasil.




