PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo com a vacinação, 62% dos gestores pretendem manter o uso obrigatório de máscaras

Informações são de uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a Covid-19

Compartilhe
Mesmo com a vacinação, 62% dos gestores pretendem manter o uso obrigatório de máscaras
Foto: GCMais

Mesmo com toda a população vacinada, 1.348 dos gestores municipais (62,3%) pretendem manter o uso obrigatório de máscaras e apenas 69 municípios (3,2%) devem flexibilizar o equipamento de proteção individual. Outros 708 ainda não decidiram sobre a manutenção da obrigatoriedade. As informações são de uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a Covid-19.

O levantamento foi promovido entre os dias 27 e 30 de setembro com 2.165 prefeituras. Atualmente, o uso de máscaras é obrigatório em lugares coletivos de 2.097 municípios e em 2.080 nos ambientes públicos. Quase 100% dos 2.108 gestores afirmam manter comunicados a respeito da necessidade e da importância do equipamento.

Leia também: Candidatos a governador mais votados nas Eleições 2026: veja resultados por estado
PUBLICIDADE

Em relação às punições pelo descumprimento da obrigatoriedade, 38% das prefeituras afirmam ter instituído penalidades e 1.290 não instituíram infrações para o não uso de máscaras nos locais obrigatórios. A pesquisa aponta um afrouxamento nas medidas restritivas: apenas 884 (40,8%) municípios afirmam manter regime diferenciado de circulação ou para atividades econômicas.

De acordo com os dados, 1.608 dos municípios (o equivalente a 74,3%) não registraram mortes por Covid-19 na última semana. Em relação a números de casos, 583 afirmaram ter registrado crescimento de contaminações; 493 não registraram nenhum caso da doença e 620 apontam estabilidade.

PUBLICIDADE

Ministro da Saúde testa negativo para Covid-19, após 12 dias de quarentena nos EUA

O Ministro da Saúde Marcelo Queiroga informou na tarde deste domingo (3) que seu mais recente exame RT-PCR deu negativo para a Covid-19. O ministro cumpre quarentena em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), desde que o resultado para a doença deu positivo, em 21 de setembro.

PUBLICIDADE

Pelo Twitter, o ministro disse que em breve volta para o Brasil, mas não disse quando. “Agradeço a todos que enviaram boas vibrações”.

Queiroga foi para Nova York integrando a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que participou da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

PUBLICIDADE
Leia também
Candidatos a governador mais votados nas Eleições 2026: veja resultados por estado
Eleições 2026
Candidatos a governador mais votados nas Eleições 2026: veja resultados por estado
04 de out. de 2026 - 20:00
Senadores mais votados do Brasil nas Eleições 2026: veja votação por estado
Eleições 2026
Senadores mais votados do Brasil nas Eleições 2026: veja votação por estado
04 de out. de 2026 - 20:00
Governadores eleitos no primeiro turno em 2026: veja lista por estado
Eleições 2026
Governadores eleitos no primeiro turno em 2026: veja lista por estado
04 de out. de 2026 - 18:30