GOLPE

Advogado é indiciado por chefiar esquema interestadual de falsos correspondentes bancários e lotéricas

As Polícias Civis do Ceará e do Pará cumpriram mandados de busca e apreensão, na cidade de Beberibe, litoral leste do Ceará, contra um advogado de 33 anos

Compartilhe:
5 de outubro de 2021
Evelyn Ferreira

Em continuidade ao trabalho de investigação sobre o esquema de falsas lotéricas e correspondentes bancários no Ceará, Pará e Paraíba, as Polícias Civis do Ceará e do Pará cumpriram mandados de busca e apreensão, na cidade de Beberibe, litoral leste do Ceará, contra um advogado de 33 anos, que foi indiciado por chefiar a organização criminosa. O inquérito que investigava a conduta criminosa do homem foi concluído nesta terça-feira (5) e remetido ao Poder Judiciário, onde segue para apreciação.

Advogado é indiciado por chefiar esquema interestadual de falsos correspondentes bancários e lotéricas
Foto: SSPDS/ Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O cumprimento da determinação judicial, ocorrido na última sexta-feira (1), foi acompanhado de dois advogados da Comissão de Defesa das Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). De acordo com a Delegacia Municipal de Beberibe, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em um imóvel no Morro Branco e em um escritório no Centro de Beberibe. Na ocasião, foram apreendidos documentos que serão utilizados na investigação policial.

Conforme a Delegada Ana Scotti, titular da Delegacia de Beberibe, o advogado foi indiciado por organização criminosa, estelionato e apropriação indébita. A aproximação com o grupo começou no fim do ano passado. “Ele é investigado como um dos chefes do grupo criminoso. Temos elementos que nos indicam isso. Além da assessoria jurídica para os demais integrantes do grupo, ele analisava os contratos de abertura das agências e correspondentes bancários e falsificava documentos. O advogado é suspeito de utilizar documentos de outras empresas, já abertas, para abrir falsos correspondentes bancários. Um dos requisitos para a participação dele, era que os demais, caso fossem capturados, não o denunciassem. Se ele fosse denunciado, os outros ficariam sem advogado. Isso é surreal”, explicou Ana Scotti.

Deflagrada em 2 de setembro de 2021, a primeira edição da Operação Foco, articulada pelas Polícias Civis do Ceará e do Pará, nas cidades cearenses de Fortaleza, Beberibe e Horizonte, resultou no início da desarticulação do grupo suspeito de um prejuízo de mais de R$ 1 milhão contra as vítimas dos três estados. Conforme a investigação, os suspeitos se apropriaram dos dinheiros das vítimas, que iam aos estabelecimentos para efetuar os pagamentos de boletos. Porém, os valores não eram compensados, e só após alguns dias, elas percebiam que tinham caído em um golpe.

Em menos de 72 horas após a primeira edição, mais três homens suspeitos de participação no golpe foram capturados em um condomínio de luxo na Lagoa do Uruaú, em Beberibe. Com o trio, natural de Minas Gerais, as forças de segurança apreenderam cartões magnéticos e equipamentos eletrônicos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Já no dia 11 de setembro de 2021, outros três suspeitos foram capturados. Um deles foi encontrado em uma pousada em Canoa Quebrada, no município de Aracati, Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado, e os outros dois, em um hotel no bairro Aldeota, em Fortaleza. Com eles foram apreendidos documentos falsos, impressoras de lotéricas, aparelhos eletrônicos e uma quantia em dinheiro.

A quarta ofensiva realizada tratou-se do cumprimento do mandado de busca e apreensão em desfavor do advogado e em seu indiciamento.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.