Matheus Brito é o autor da iniciativa, desenvolvida após três anos de pesquisa.
Estudante de Juazeiro do Norte cria projeto que transforma batata em plástico biodegradável
Estima-se que cada pessoa produz, aproximadamente um quilo de lixo plástico por semana. A maior parte desses resíduos é descartada de forma irregular no meio ambiente. Cada sacola plástica, como as supemercado, por exemplo, leva cerca de 400 anos para se decompor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Foi pensando nessa realidade que impacta a vida de todos nós que o estudante Matheus Brito, de Juazeiro do Norte, desenvolveu o projeto, que transforma batata inglesa estragada, que iria para o lixo, em um plástico biodegradável. Foram três anos de pesquisa até chegar ao polímero que se decompõe em aproximadamente seis meses.
“O projeto iniciou a partir de uma feira de Química que teve aqui no colégio”, contou Matheus Brito, que é estudante do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular.
A matéria prima do plástico biodegradável é o amido presente na batata e alguns reagentes químicos que dão ao polímero características como flexibilidade/ maleabilidade e leveza.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
As pesquisas de Matheus foram supervisionadas pelo professor Leonardo Sousa, orientador do projeto, que já foi premiado em feiras e competições científicas, aém de ter sido publicado na revista científica E-Ciência, na categoria de iniciação científica júnior.
O produto ainda está em fase de desenvolvimento. A meta agora é produzir o polímero em escala industrial.
Saiba mais na reportagem de Hugo Delion, exibida no Jornal da Cidade desta segunda-feira (4):
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.