Ícone do site Portal GCMAIS

Reajuste salarial médio ficou 1,4% abaixo da inflação em agosto, aponta pesquisa

Saque da 6ª parcela do auxílio emergencial termina hoje (19); veja quem recebe

Foto: Agência Brasil

Os trabalhadores brasileiros já estão há um ano sem aumento real no salário mínimo. No mês de agosto, o reajuste salarial médio no país ficou 1,4% abaixo da inflação, considerando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O economista Antônio Carlos Alves explica que as camadas mais pobres são as mais penalizadas com essa falta de aumento salarial. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/PERDA-SALARIAL-0510-A-1.mp3?_=1

 

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apenas 9,5% das negociações resultaram em ganhos reais para os trabalhadores, ou seja, acima da inflação. O reajuste médio negociado foi de 8,5% em agosto, enquanto o índice de preços ao consumidor foi de 9,9% em 1 ano.

Publicidade

O piso salarial médio ficou em R$ 1.255 em agosto e o piso médio em R$ 1.396 reais. Com a perda real de rendimentos desde setembro do ano passado e inflação em alta, os trabalhadores tendem a gastar uma parcela alta do salário pra manter o consumo.

Até a retomada completa economia, deve ser mantida essa perda para os trabalhadores, como ressalta Antônio Carlos Alves. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/PERDA-SALARIAL-0510-B-1.mp3?_=2

 

Leia também | Inflação deve atingir 8,5% em 2021

De 11 atividades em que houve negociações coletivas em agosto, apenas a do comércio conseguiu repor a inflação do ano passado. Já os trabalhadores do setor de refeições coletivas tiveram a maior perda salarial.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile