Tratamento precoce do câncer de mama ajuda a prevenir outros problemas da saúde da mulher
50 a cada 100 mil mulheres devem ter câncer de mama no Ceará até o fim de 2021, estima Inca
O Brasil deve registrar, até dezembro de 2021, 66.280 novos casos de câncer de mama. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. Para o Ceará, a taxa estimada é de 50,54 novos casos para cada 100 mil mulheres. Médicos especialistas em reprodução assistida reforçam que os tratamentos para combater a doença podem gerar alguns efeitos colaterais, entre eles, a infertilidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“O tratamento contra o câncer de mama envolve sessões de quimioterapia e radioterapia. Essas aplicações que combatem a doença podem afetar também as células germinativas, responsáveis pela produção de óvulos”, alerta o médico especialista em medicina reprodutiva, Daniel Diógenes.
Uma das sugestões do especialista, para mulheres que desejam ter filhos e precisam ser submetidas ao tratamento contra o câncer, é a busca pelo congelamento de óvulos, antes do início das sessões de quimio ou radioterapia.
“Para que seja preservada a fertilidade, é essencial que a mulher realize o congelamento de óvulos. A retirada do material ocorre em laboratório e é um procedimento de baixa complexidade. Com os óvulos criopreservados, a mulher poderá utilizar assim que estiver saudável e decidir tentar uma gravidez”, explica Daniel Diógenes.
Leia também | Rede Cuca terá eventos-teste presenciais em outubro; confira datas
A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização da doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, visando contribuir com a redução da mortalidade.
“É fundamental que a prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama sejam priorizados pelas mulheres. Ter o cuidado de ir com frequência ao ginecologista e fazer exames preventivos e até mesmo o autoexame da mama, são atitudes essenciais para a preservação da saúde feminina”, complementa o médico.
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.