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Aposentados não precisarão fazer prova de vida do INSS até o fim deste ano

Reforma da Previdência: duas novas regras entram em vigor neste domingo (1º); veja o que muda

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até dezembro. A medida que elimina a obrigação de prestar essa informação foi promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro.

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Com a alteração na lei, o órgão está impedido de cortar benefícios dos segurados que deveriam comparecer às agências ou fazer o recadastramento online até dezembro.

Até a metade de setembro, cerca de 5 milhões de segurados ainda não tinham atualizado os dados cadastrais. Mesmo sem a obrigatoriedade, o segurado que desejar pode atualizar os dados do benefício nas agências bancárias onde foi cadastrado, ou pelo site Meu INSS.

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Prova de vida do INSS já foi suspensa

A necessidade dessa comprovação foi suspensa em março de 2020 como forma de proteção contra a pandemia do novo coronavírus. Quem já possui a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.

Normalmente, a falta do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. A prova de vida é feita uma vez por ano, no mês do aniversário.

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INSS: conheça os golpes mais comuns na internet

Com a digitalização de serviços, cresce também o número de golpes virtuais. Em razão da idade, idosos são considerados mais vulneráveis aos crimes online. Tornou-se comum para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o recebimento de mensagens pedindo dados pessoais para supostas atualizações.

O advogado André Peixoto, especialista em Direito Digital e consultor em proteção de dados, alerta que o WhatsApp é a plataforma mais utilizada pelos criminosos na hora de abordar idosos.

“Existem pessoas reportando que tiveram seus números clonados, que não fizeram solicitações de envio de dinheiro. Isso é resultado da invasão das contas. As pessoas precisam redobrar seus cuidados”.

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