O Ceará já registrou 208 casos e três mortes causadas pela variante Delta da covid-19. Em uma nota publicada nesta quinta-feira (7), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destacou que acompanha o avanço desta variante pelo Estado e informou que está reforçando as barreiras sanitárias para conter a chegada de novas mutações.
“A cada semana, percebemos um crescimento na quantidade de municípios com identificação de pacientes com a variante Delta, que é a que mais tem preocupado o mundo nesse momento da pandemia. Além de monitorar e rastrear esses casos, também é importante tomarmos medidas para diminuir essa transmissão viral, com objetivo de evitar espalhamento dos casos e surgimento de novas variantes”, explica Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.
Leia também | Boletim da Fiocruz mostra sucesso da vacinação contra a covid-19
Dos 208 casos identificados com variante Delta da covid-19, 12 são tripulantes do navio Pretty Lady, das Filipinas. Outros 42 são viajantes que foram identificados na barreira sanitária do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, vindos de Belo Horizonte, Brasília, Foz do Iguaçu, São Paulo, Maceió, Recife, Rio de Janeiro e México.
Outras 37 pessoas com a mutação do vírus informaram à Cievs que viajaram para destinos como Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Estados Unidos. Existem, ainda, 56 pessoas que não têm histórico de viagem, o que os caracteriza como transmissão comunitária da variante Delta no Ceará. A Sesa ainda estuda 61 casos.
“Sensível a essa situação, a Sesa inaugurou um Centro de Testagem na Rodoviária de Fortaleza, pois percebemos que muitos pacientes positivados chegam ao Estado de ônibus e temos que acompanhar esse cenário”, explica Ricristhi Gonçalves.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além da rodoviária, a Sesa mantém Centros de Testagens no Aeroporto de Fortaleza e de Juazeiro do Norte, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na Praça do Ferreira, no Shopiing RioMar Kennedy e no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Óbitos
Entre as mortes causadas pela variante Delta da covid-19, dois não estavam vacinados contra o coronavírus. Sobre o outro, um viajante filipino, tripulante do navio Pretty Lady, a Secretaria da Saúde não possui informações se ele havia tomado a vacina ou não. Os óbitos aconteceram em três homens com idades de 41, 45 e 69 anos.
Leia também | Nova Olinda revoga decreto que determina fim do uso obrigatório de máscaras
Municípios com a variante Delta no Ceará
Até o momento, foram identificados casos da variante Delta em 37 municípios. Confira quais são:
- Aquiraz,
- Aracati,
- Beberibe,
- Camocim,
- Cascavel,
- Caucaia,
- Choró,
- Crateús,
- Eusébio,
- Fortaleza,
- Hidrolândia,
- Ibiapina,
- Icó,
- Iguatu,
- Ipaporanga,
- Ipu,
- Ipueiras,
- Irauçuba,
- Itapipoca,
- Jaguaretama,
- Maracanaú,
- Monsenhor Tabosa,
- Nova Russas,
- Paraipaba,
- Pentecoste,
- Poranga,
- Quixadá,
- Quixeramobim,
- Redenção,
- São Benedito,
- São Gonçalo do Amarante,
- Sobral,
- Tabuleiro do Norte,
- Tamboril,
- Tauá,
- Tianguá,
- Umirim.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<