A atriz Fernanda Montenegro, de 91 anos, é a mais nova integrante da galeria de imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL). Com o prazo de inscrições encerrado e, sem nenhuma concorrência, ela deve ser oficializada no seleto grupo no dia 4 de novembro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fernanda ocupará a cadeira número 17, que era Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em março de 2020. A candidatura da atriz ao posto foi oficializada no dia 6 de agosto deste ano, um dia depois de Gilberto Gil também declarar interesse em fazer parte da ABL, mas em outra vaga.
Leia também: Fernanda Montenegro toma 3ª dose da vacina contra covid-19
As cadeiras que eram ocupadas na ABL por Alfredo Bosi (de número 12), Murilo Melo Filho (número 20) e Marco Maciel (número 39) também estão vagas.
Imortal na dramaturgia
Além de uma carreira consagrada na televisão, no teatro e no cinema, Fernanda tem uma ligação forte com as letras. Ao completar 90 anos, em 2019, a atriz publicou suas memórias no livro “Prólogo, Ato, Epílogo”. Na dramaturgia, fez papéis marcantes, como o filme Central do Brasil (indicado ao Oscar) e a minissérie Auto da Compadecida. No teatro, fez suas primeiras aparições em 1950.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Academia Brasileira de Letras (ABL) conta com 40 cadeiras, tem como objetivo pesquisar, divulgar e zelar pela literatura brasileira e pela língua portuguesa.