A Caixa Econômica Federal concluiu os trabalhos de rateio do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) relativos a 2020. Ao todo, cerca de 88,6 milhões de trabalhadores brasileiros serão beneficiados, que terão as quantias depositadas em suas contas. Os saques começaram a ser feitos em agosto deste ano.
O repasse do lucro ocorreu após uma deliberação do Conselho Curador do FGTS , que decidiu distribuir aos trabalhadores R$ 8,129 bilhões decorrentes do lucro líquido do fundo no ano passado. Esse corresponde a 96% do ganho de R$ 8,467 bilhões obtido pelo Fundo em 2020.
Como saber o valor recebido?
O trabalhador que quiser saber quanto da parcela do lucro será depositada em sua conta precisa multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,01863517. Na prática, esse fator significa que a cada R$ 1 mil de saldo, o cotista receberá R$ 18,63. Quem tem, por exemplo, R$ 2 mil terá crédito de R$ 37,27, com o valor subindo para R$ 93,17 para quem tinha R$ 5 mil no fim de 2020.
Leia também | Saiba como calcular distribuição do lucro do FGTS
Pela legislação, o FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Desde 2017, a TR está zerada.
Como consultar o saldo
O saldo do FGTS pode ser consultado de duas formas. A primeira opção é pelo aplicativo FGTS, que está disponível em telefones com sistema Android e iOS. A segunda forma é através da consulta do extrato do fundo, no site da Caixa Econômica.
Os trabalhadores que não puderem fazer a consulta pela internet devem ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento. A Caixa também envia o extrato do Fundo em papel a cada dois meses, conforme o endereço cadastrado. Os trabalhadores que mudaram residência devem procurar uma agência da Caixa Econômica ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.
Saques do lucro do FGTS
Em relação ao saque, é preciso destacar que o dinheiro só poderá ser retirado em condições especiais, como demissões, compra da casa própria ou doença grave. Já os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário podem retirar uma parte do saldo até dois meses após o mês de nascimento, mas perde direito ao pagamento integral do fundo no caso de demissão sem justa causa.




