Feriado em todo País, o dia 12 de outubro celebra dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil desde 1930. A história da imagem negra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma das mais curiosas envolvendo a devoção à mãe de Jesus. Em 1717, três pescadores da Vila de Guaratinguetá-SP desceram o rio Paraíba com uma missão oficial: pescar o máximo possível de peixe para um banquete que seria oferecido ao governador da Província de São Paulo, que passaria pela cidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar dos esforços dos pescadores, eles não estavam conseguindo pescar nada. E, como não podiam voltar sem os peixes, eles começaram a ficar preocupados. O barco já estava na altura do Porto Iguaçu, quando o pescador João Alves lançou a rede mais uma vez. Quando puxou, veio uma estatueta de madeira escura, sem a cabeça. João Alves jogou a rede de novo. Dessa vez, veio a cabeça da imagem, que os três identificaram como sendo de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A partir desse momento, toda rede lançada vinha abarrotada de peixes.
Leia também: Saiba o que abre e o que fecha em Fortaleza no feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta terça-feira (12)
A história se espalhou. A imagem aparecida no rio ficou na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso, onde as pessoas passaram a se reunir para rezar. A notícia de que graças estavam sendo alcançadas trouxe mais fiéis. O povo a chamava de Nossa Senhora Aparecida.
A imagem de Nossa Senhora
Em 1745, a imagem foi levada para uma capela construída especialmente para ela. Enquanto isso as histórias de milagres aumentavam. A mais famosa era a do escravo fugitivo que, recapturado pelo capitão do mato, estava sendo levado de volta para o cativeiro. No caminho, o escravo pediu para rezar em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Quando se ajoelhou na calçada, as correntes que prendiam seus pulsos se partiram e caíram no chão. Impressionado, o capitão do mato devolveu a liberdade ao escravo.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em 1834, foi iniciada uma igreja maior, hoje chamada de “Basílica Velha”, mas foi só no dia 8 de setembro de 1904 que a imagem foi coroada solenemente pelo arcebispo de São Paulo, D. José Camargo Barros. Em 1929, Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial pelo Papa Pio XI. A partir de 1930, a data entrou para o calendário oficial como feriado em todo País, sendo considerada uma das datas mais importantes do calendário católico.
Leia também: Feriado: metrô de Fortaleza terá horários especiais em 12 de outubro