Ícone do site Portal GCMAIS

“Dedos de Covid”: saiba mais sobre o sintoma raro que atinge mãos e pés

"Dedos de Covid": saiba mais sobre o sintoma raro que atinge mãos e pés

Foto: Reprodução/Instagram Essex Union Podiatry

Febre, tosse, cansaço, perda do paladar e do olfato são alguns dos sintomas que podem indicar que alguém está com Covid-19. No entanto, há relatos de pessoas que, quando contraem a doença, são acometidas por uma vermelhidão ou arroxeamento nos dedos dos pés e das mãos, semelhantes a uma frieira. São os chamados “dedos de Covid”.

Como a reação é enganosa, muitos não a associam ao coronavírus, pensando que é apenas um problema dermatológico. O sintoma pode acontecer em qualquer idade, sendo mais comum em crianças e adolescentes. A infectologista Ana Helena Germoglio alerta pacientes e profissionais de saúde para o diagnóstico correto. Ouça:

https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/DEDOS-1.mp3?_=1

 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A reação não provoca dor na maioria das pessoas, mas há relatos de quem sente até dificuldades para andar. Os sintomas podem durar semanas e até meses. A médica infectologista explica que os “dedos de Covid” são uma doença autoimune, ou seja, que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo. Ouça:

Publicidade
https://gcmais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/DEDOS-2.mp3?_=2

 

Leia também | Brasil registra 182 mortes por covid-19 em 24 horas

Os “dedos de Covid” geralmente desaparecem sozinhos. O tratamento é realizado com cremes dermatológicos e medicamentos. A automedicação é contraindicada, pois é preciso tratar a Covid-19, caso o paciente esteja com o vírus, junto com as reações da doença.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile