TRÂNSITO

Estudo conclui perfil de acidente de trânsito com vítima em Fortaleza

Pesquisa da UFC mapeou as principais variáveis dos acidentes

Compartilhe:
11 de outubro de 2021
Márcia Catunda

Liderada pelos pesquisadores Lucas Tito Pereira Sobreira e seu orientador, Prof. Flávio Cunto, uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu mapear as principais variáveis dos acidentes de trânsito com vítimas em Fortaleza.

Estudo conclui perfil de acidente de trânsito com vítima em Fortaleza
(Foto: Reprodução/ Thiago Gaspar)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os pesquisadores conseguiram identificar dois padrões: primeiro, o de acidentes sem vítimas, que está diretamente relacionado ao período de trânsito intenso – o que já era esperado pelos pesquisadores. Porém, quando os acidentes com vítimas foram analisados, os pesquisadores perceberam que não havia um padrão único.

Segundo a pesquisa, esse tipo de sinistro tende a ocorrer em duas situações bem distintas: quando há grande demanda veicular em uma via com semáforos com “ciclo curto” (ou seja, que abrem e fecham de forma rápida); e na situação inversa: quando há baixa demanda de veículos com semáforos que demoram a fechar.

Leia também | Dia Mundial da Saúde Mental: medo de contágio da covid-19 e perda de convívio podem gerar ansiedade

Na prática, isso abre novas possibilidades para o gerenciamento de tráfego na Capital. A constatação ocorreu mediante a análises de registros de acidentes de trânsito e, consequentemente, à comparação com os bancos de dados da Prefeitura de Fortaleza.

Para chegar a essas conclusões, foi necessário mudar a abordagem mais tradicional das pesquisas de segurança viária: em vez de usar os dados médios, passou-se a “desagregar” as informações para analisá-las em intervalos pequenos de tempo (a cada 15 minutos). Dessa forma, foi possível entender de forma mais precisa as condições que antecedem cada sinistro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.