Liderada pelos pesquisadores Lucas Tito Pereira Sobreira e seu orientador, Prof. Flávio Cunto, uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu mapear as principais variáveis dos acidentes de trânsito com vítimas em Fortaleza.
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Os pesquisadores conseguiram identificar dois padrões: primeiro, o de acidentes sem vítimas, que está diretamente relacionado ao período de trânsito intenso – o que já era esperado pelos pesquisadores. Porém, quando os acidentes com vítimas foram analisados, os pesquisadores perceberam que não havia um padrão único.
Segundo a pesquisa, esse tipo de sinistro tende a ocorrer em duas situações bem distintas: quando há grande demanda veicular em uma via com semáforos com “ciclo curto” (ou seja, que abrem e fecham de forma rápida); e na situação inversa: quando há baixa demanda de veículos com semáforos que demoram a fechar.
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Na prática, isso abre novas possibilidades para o gerenciamento de tráfego na Capital. A constatação ocorreu mediante a análises de registros de acidentes de trânsito e, consequentemente, à comparação com os bancos de dados da Prefeitura de Fortaleza.
Para chegar a essas conclusões, foi necessário mudar a abordagem mais tradicional das pesquisas de segurança viária: em vez de usar os dados médios, passou-se a “desagregar” as informações para analisá-las em intervalos pequenos de tempo (a cada 15 minutos). Dessa forma, foi possível entender de forma mais precisa as condições que antecedem cada sinistro.
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