FORTALEZA

Celular ligado na tomada explode e fere mulher que dormia sobre o aparelho

Gestora de produtos não acreditava que dormir com telefone carregando, ao lado dela, na cama, fosse capaz de causar um acidente

Compartilhe:
12 de outubro de 2021
Márcia Catunda

Você está dormindo e, de repente, o seu celular explode! Que medo, hein!? Em um mundo cada vez mais tecnológico, quem não gosta de ter o celular sempre por perto? E muita gente costuma utilizar o aparelho durante horas com ele ligado na tomada. É aí onde mora o perigo. A gestora de produtos Uine Mendes, por exemplo, não acreditava que dormir com telefone carregando, ao lado dela na cama, fosse capaz de causar um acidente. Mas foi exatamente o que acabou acontecendo. A situação foi compartilhada nas redes sociais.

Celular ligado na tomada explode e fere mulher que dormia sobre o aparelho
Foto do aparelho destruído após explosão

Nas fotos, a jovem mostra o estrago provocado na colcha de cama e no travesseiro. A explosão do aparelho também resultou em ferimentos nos dedos. O aparelho ficou destruído.
Especialistas em smartphones dizem que o risco existe, apesar de ser bastante reduzido, caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação.

O engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) diz que “nem carregador nem celular são construídos para dar choque ou explodir. Eles nascem para serem seguros. Mas se houver falha no carregador, principalmente nos não originais, ou na própria bateria, pode ter problemas. Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando”.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também: Casal entra em igreja errada e assiste ao casamento de desconhecidos

A maioria dos carregadores de celular tem um transformador e outros componentes que vão converter a corrente alternada de 110, 127 ou 220 volts (dependendo da tomada) em uma corrente contínua entre 5 e 9 volts – uma tensão muito baixa para dar choque. Para reduzir custos, porém, fabricantes de carregadores não originais podem eliminar algumas medidas de segurança que protegem o usuário. “Agora, se o carregador estiver quebrado, com isolamento rompido, ou for de má qualidade, há um risco.”

Baterias
Especialistas sempre destacam a importância de utilizar a bateria original do aparelho. Isso porque as explosões nos celulares – que normalmente aparecem no noticiário – são normalmente um resultado de um superaquecimento e falhas nesse equipamento.

Saiba como minimizar riscos na hora de carregar o aparelho:

  1. Se há um temporal, fique longe do aparelho carregando;
  2. Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis;
  3. Se precisar atender um telefonema, desconecte o aparelho do carregador;
  4. Não usar fones de ouvido;
  5. Use carregadores certificados pela Anatel (com selos);
  6. Fique atento aos carregadores falsificados. Eles normalmente são mais leves, por estarem ocos por dentro, e podem trazer imperfeições;
  7. Não carregue o celular em áreas úmidas, como banheiro e área de serviço;
  8. Se for mexer no telefone, use calçados nos pés.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.