Ícone do site Portal GCMAIS

Cerca de 1,4 milhão de brasileiros trabalham para aplicativos de transporte ou de mercadorias

Motoristas de aplicativo com final 7 na placa devem se apresentar à Etufor em setembro

Foto: Dan Gold/Unsplash

Aplicativos de transporte de passageiros ou de mercadorias empregam cerca de 1 milhão e 400 mil pessoas no Brasil, entre autônomos e temporários. A estimativa é que 4 milhões e meio de pessoas atuam no setor de transporte, armazenagem e correio.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os trabalhadores de aplicativos representam 31% desse volume.

A pesquisa mostra que a quantidade de pessoas ocupadas tem aumentado a cada ano, mas passou por um período de redução em 2020, em razão da pandemia.

Em 2016, os aplicativos de transporte eram a fonte de renda de cerca de 840 mil brasileiros, número que avançou para 1 milhão no primeiro trimestre de 2018.

Publicidade

Após a queda verificada no ano passado, a quantidade voltou a se estabilizar e, no segundo e terceiro trimestres de 2021, subiu para cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas. Em relação aos aplicativos de transporte de mercadorias, o número passou de 30 mil, em 2016, para 278 mil em 2021.

Leia também | Uber exclui 1.600 motoristas no Brasil por cancelamento de corridas

Motoristas de aplicativos de transporte com veículos de placa final 8 são convocados para vistorias em Fortaleza

Neste mês de outubro, os motoristas de aplicativos com veículos de placa final 8 são convocados para vistorias pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A chamada ocorre durante todo o mês e obedece ao calendário 2021 de vistorias. O agendamento deve ser feito pelo site.

Os motoristas que não realizarem as vistorias dos veículos dentro do prazo previsto são passíveis de multa e apreensão nas blitze realizadas pela Etufor. Os motoristas com final de placa de 1 a 7 que perderam o prazo de vistoria nos meses anteriores, ou seja, que estão com vistorias vencidas, podem agendar a qualquer momento.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile