A Receita Federal lançou um novo aplicativo que vai reunir vários serviços do órgão em uma única plataforma. O intuito do “Receita Federal” é facilitar o acesso para o contribuinte que, antes, precisava baixar vários apps para isso.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A plataforma dá acesso ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), declaração do Imposto de Renda e acompanhamento de processos, entre outras permissões.
O acesso é liberado por meio da conta gov.br. Segundo o analista tributário Francisco Neuton Oliveira, isso garante mais segurança e facilidade ao contribuinte. No aplicativo, será possível encontrar várias funcionalidades disponíveis em outros aplicativos.
Por enquanto, nesta primeira versão, o aplicativo não vai oferecer todos os serviços disponibilizados pela Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda vai continuar sendo feita em outra plataforma, “Meu Imposto de Renda”. A expectativa é que, até o final do próximo ano, todas as funcionalidades disponíveis nos principais aplicativos estejam unificadas no app da Receita Federal.
Atualmente o novo aplicativo reúne funcionalidades já disponíveis nos apps IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp), além dos sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).
Leia também | Saque da 6ª parcela do auxílio emergencial termina hoje (19); veja quem recebe
Acompanhe a reportagem de Andson Lima, da TV Cidade Fortaleza:
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<