Ícone do site Portal GCMAIS

CPI da Pandemia: confira números e desdobramentos

CPI da Pandemia do Senado vota relatório final nesta terça-feira (26)

Renan Calheiros (à direita na imagem) fará a leitura do relatório. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Está programada para esta quarta-feira (20) a leitura do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado. As conclusões dos seis meses de trabalho da comissão serão anunciadas pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na véspera da leitura do relatório da CPI da Pandemia, o grupo dos senadores que faz oposição ao governo de Jair Bolsonaro e que controla a CPI vai se reuniu reservadamente na casa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Além de afinar o discurso de apoio ao texto, a expectativa é que o encontro pacifique o mal-estar gerado pelo vazamento do parecer, antes de ser discutido entre os membros da comissão. A previsão é que o texto seja votado na próxima terça-feira (26).

Sob o argumento de que o parecer de Renan Calheiros é uma antecipação da disputa eleitoral, senadores da base de apoio do governo na CPI querem ler os votos em separado após a apresentação do relatório do emedebista. A decisão sobre essa possibilidade ficará a cargo do presidente da comissão.

Último depoimento

No último depoimento antes do fim dos trabalhos, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado ouviu, nesta terça-feira (19), o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec), Elton da Silva Chaves.

Publicidade

Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O depoente disse que os membros da Conitec – órgão ligado ao Ministério da Saúde e responsável pela constituição ou alteração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas de saúde – ficaram surpresos com a informação, às vésperas da análise, de que o relatório contrário ao uso ambulatorial do chamado kit covid em pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) havia sido retirado da pauta da reunião do último dia 7. O conjunto de medicamentos não tem comprovação científica de eficácia para a covid-19.

Confira os principais números da CPI:

– 6 meses de funcinamento
– 64 reuniões
– 57 depoimentos
– 366 horas de trabalho
– 1.055 requerimentos aprovados
– 521 pedidos de informação
– 251 quebras de sigilo
– 9,4 terabytes de documentos recebidos

Sair da versão mobile