Quem visitou a praia do Icaraí no começo dos anos 2000 lembra do potencial turístico da região. Barracas de praia, restaurantes, pousadas e hotéis fizeram parte deste local tão procurado por turistas do Ceará e de fora do Estado. Porém, desde que o mar começou a avançar contra o litoral de Caucaia, a situação mudou completamente. O fenômeno acabou destruindo uma quantidade considerável de infraestrutura e empreendimentos da região.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também |Ônibus que tombou na serra de Tianguá já foi autuado por mau estado de conservação
Na busca por retomar um cenário de segurança e prosperidade para a praia do Icaraí, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Caucaia fecharam uma parceria, aplicando, nesta primeira fase, R$ 44 milhões em melhorias na orla. O investimento foi anunciado durante um evento que aconteceu nesta sexta-feira (22) e foi transmitido ao vivo nas redes sociais.
“Assinamos hoje algo muito importante para a cidade, a economia e a geração de emprego, que é a nossa grande preocupação diante dos efeitos da pandemia”, destacou o governador Camilo Santana (PT) durante o evento. “Caucaia tem um potencial muito forte para o turismo. Essa obra tem uma engenharia grandiosa. Vamos iniciar o mais rápido possível e trabalhar as outras etapas futuramente”.
Leia também | CNH Popular: cadastros pendentes devem enviar documentos até segunda (25)
Com base no anteprojeto do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviária, o projeto inclui a construção de 11 espigões na Praia do Icaraí, que devem conter o avanço do mar. Neste primeiro momento, três espigões serão construídos com base no investimento de R$ 44 milhões. Após a licitação, a expectativa é de que as obras demorem cerca de um ano para serem concluídas.
Durante o evento, o prefeito Vitor Valim (PROS) reforçou a importância deste investimento para o Município. “Hoje é dia de festa por algo tão sonhado em nosso Litoral. Meu compromisso com o povo de Caucaia é entregar realizações ao nosso povo. A construção dos espigões é garantir as moradias e o comércio. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por acreditar em nosso projeto e nos ajudar a realizar este sonho”, disse o gestor.
Leia também | Após cinco anos em queda, número de empresas no Brasil cresceu em 2019
O senador Cid Gomes (PDT), que também esteve presente no evento desta sexta-feira, destacou o impacto deste projeto no cotidiano do morador de Caucaia. “Sei que esta não é a primeira obra do prefeito Vitor Valim, mas é, sem dúvidas, a mais importante, complexa e necessária obra para a cidade. Esta região está vivendo um drama e precisa ser restaurada”, afirmou o senador.