CAPACITAÇÃO

Observatório da Educação oferta mil vagas de mestrado e doutorado para professores de Fortaleza

Espaço oferece formação continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino

Compartilhe:
25 de outubro de 2021
Assistente de Redação Vídeo

Como parte do pacote de ações em celebração ao mês do professor, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou nesta segunda-feira (25) a criação do Observatório da Educação. O espaço vai ofertar 1.000 vagas em cursos de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação da Rede Municipal de ensino.

Observatório da Educação oferta mil vagas de mestrado e doutorado para professores de Fortaleza
Para a criação desta política pública, o Projeto de Lei foi assinado pelo prefeito e encaminhado para apreciação da Câmara Municipal. Foto: Thiago Gaspar

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com caráter de formação continuada na área de Educação, as vagas são destinadas aos profissionais que compõem o quadro efetivo do grupo magistério nas funções de professor, supervisor, orientador educacional e técnicos em educação que atuam nas diversas instâncias da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza.

A iniciativa, que conta com investimento de R $40.660.000, cumpre compromisso do Plano de Governo, no que se refere à política de formação profissional. Para viabilizar o projeto, o Projeto de Lei (PL) foi assinado por Sarto e encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.

“Esse pacote de políticas vai se reverter em efeitos positivos, que irão colocar Fortaleza como a melhor educação do Brasil. Hoje, somos a terceira Capital com melhores índices de educação. Portanto, nosso desafio é terminar a minha gestão em primeiro lugar das capitais brasileiras. Com esse anúncio de hoje, estamos dando o presente de qualificação para o professor. E quem também é diretamente beneficiado é o nosso aluno, que vai ter um professor mais qualificado e motivado”, destacou o prefeito.

Ação pioneira

A secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha, destacou que a iniciativa do Observatório da Educação é inédita no Brasil e estava em experimentação na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“É a perspectiva da gente atuar na formação e valorização do professor, mas trazendo a pesquisa para dentro da sala de aula. Também vamos financiar bolsas de pesquisa em universidades privadas ou públicas no Brasil e fora do Brasil. Tudo isso vai ser direcionado a estudar e investigar os desafios que a Rede Municipal tem no dia a dia, na sala de aula ou na gestão. É um programa inédito e inovador no Brasil, teremos mil professores mestres ou doutores com suas práticas totalmente renovadas, para que a gente promova, cada vez mais, a equidade na nossa rede de ensino”, comentou.

Observatório da Educação

O objetivo principal do Observatório da Educação é desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos, contribuindo para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, no desenvolvimento de políticas educacionais mais próximas da realidade escolar e socioeconômica da população da capital cearense.

Leia também | Ceará tem 18 municípios entre os 20 com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb)

Dentro das ações previstas no Observatório, com a perspectiva de fortalecer, ainda mais, a política de valorização dos profissionais da educação, o prefeito encaminhou também à Câmara Municipal o Projeto de Lei para a criação e execução do Programa de Financiamento de Pós-graduação Stricto Sensu para os profissionais do grupo magistério da Rede de Ensino do Município de Fortaleza.

A criação do Observatório deve beneficiar até 700 professores, entre 2021 e 2024. O investimento total para o financiamento é de R$ 32.160.000.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Também nesta segunda-feira (25), Sarto assinou o Protocolo de Intenções com os reitores de universidades cearenses com o intuito de celebrar convênios para a oferta de 300 vagas de mestrado e doutorado para docentes, que também deve ocorrer de 2021 a 2024, contabilizando um investimento do Município na ordem de R$ 8.500.000.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.