MOBILIDADE URBANA

Avenidas Perimetral e José Arthur de Carvalho terão limite de velocidade reduzido para 50km/h, em Fortaleza

AMC fará ações educativas para orientar motoristas, que têm seis meses para se adaptar ao novo limite de velocidade

Compartilhe:
27 de outubro de 2021
Portal GCMAIS

Tem início nesta quarta-feira (27) a readequação de velocidade das avenidas Perimetral, no trecho entre a BR-116 e a avenida Mister Hull, e José Arthur de Carvalho, da Av. Odilon Guimarães à Av. Maestro Lisboa. A partir de agora, o novo limite estabelecido será de 50 km/h.

Avenidas Perimetral e José Arthur de Carvalho terão limite de velocidade reduzido para 50km/h, em Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, para implementar a mudança, são desenvolvidos estudos que têm como base critérios de acidentes viários e volume de tráfego. Segundo levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), de janeiro de 2015 a agosto deste ano, a avenida Perimetral registrou 3.202 acidentes de trânsito, com 227 atropelamentos e 79 mortes. Já a avenida José Arthur de Carvalho contabilizou 262 acidentes, 11 atropelamentos e 11 mortes.

“O principal objetivo da readequação de velocidade é reduzir a gravidade dos sinistros que acontecem em Fortaleza. Nos casos de atropelamento, por exemplo, os condutores que trafegam em velocidade reduzida têm maior possibilidade de reação”, afirma Juliana Coelho, superintendente da AMC.

Leia também | Av. Domingos Olímpio terá limite de velocidade reduzido para 50km/h, em Fortaleza

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, dificulta a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Além disso, a redução de velocidade em 10 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

Para comunicar a mudança da velocidade aos condutores e pedestres, a AMC realizará ações educativas nas avenidas Perimetral e José Arthur de Carvalho. O prazo para os motoristas se adaptarem à mudança é de seis meses, a exemplo de outras vias que já operam com 50 km/h. A atuação por desrespeito ao novo limite de velocidade está prevista após esse período.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.