Ícone do site Portal GCMAIS

Guaraciaba do Norte se torna o 1º município do Nordeste a garantir abastecimento de água a 100% dos moradores

Ceará tem o primeiro município do Nordeste a garantir abastecimento de água a 100% dos moradores

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Um dos grandes desafios do Brasil é universalizar o acesso à água em todos os lares do País. Entretanto, em Guaraciaba do Norte, na região Norte do Ceará, a realidade já é diferente: 100% das casas do município estão com acesso à água. O município é o primeiro no Nordeste a universalizar o acesso a água encanada a todos os seus moradores. A conquista foi reconhecida pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), pelo Sistema de Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e pela Cagece.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Há quatro anos, 23 sistemas ainda precisavam ser implantados para finalizar a universalização da água. Esse número representa a ligação de água em 3.247 residências rurais, ao todo. Com parcerias entre Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal e Funasa, 23 localidades puderam receber água em suas casas.

Leia também | Agência do Governo Federal define plano de recuperação dos reservatórios de água do Brasil

A ação teve investimento de mais de nove milhões de reais de verbas municipais, estaduais e federais. Para o prefeito Adail Machado, esse é um marco histórico em seu município. “Atingimos números históricos e hoje temos a totalidade das casas de Guaraciaba do Norte com acesso à água em casa. É uma vitória do povo. Lata de água na cabeça, em Guaraciaba do Norte, nunca mais!”, comemora o prefeito.

Publicidade

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Para a moradora Maria das Graças, da localidade ‘Lagoa dos Silvanos’, a chegada da água promoveu qualidade de vida para ela e todos os moradores da região. “Antes a gente sofria muito com a dificuldade de não ter água em casa. Tínhamos que nos deslocar para buscar água todos os dias. Hoje, nossa vida mudou para melhor: temos água nas nossas torneiras para cozinhar, lavar e tomar banho. Só temos a agradecer”, comemora a moradora.

Sair da versão mobile