Durante uma ação de combate aos crimes de estelionato e de lavagem de dinheiro, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prendeu dois homens suspeitos de envolvimento nas práticas investigadas. Os trabalhos policiais foram realizados nos bairros Henrique Jorge e Mondubim na Capital cearense e em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ação, diversos cartões de créditos em nome de terceiros, maquinetas, documentos, eletrônicos e dinheiro foram apreendidos. Até o momento, cerca de R$ 42.000 reais já foram bloqueados de conta bancárias de pessoas investigadas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As diligências foram deflagradas pela Delegacia de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DCCLD) e contou com os apoios da Coin da SSPDS e da Coordenação de Segurança Corporativa dos Correios. O primeiro alvo a ser preso foi identificado como Joubert Negreiros Sousa (28). O homem, que já possui antecedentes por perturbar o sossego alheio, foi capturado quando trafegava em um veículo no bairro Mondubim, em Fortaleza, após receber uma encomenda suspeita.
No interior do carro, os policiais civis localizaram 18 envelopes de cartões de créditos em nome de terceiros. Ainda durante os trabalhos policiais, José Fabiano de Castro Teixeira (36), com passagens por ameaça, receptação e crimes de trânsito, foi preso no bairro Henrique Jorge. Em um dos imóveis do capturado, seis notebooks, possíveis documentos falsificados, nove maquinetas, cerca de 60 cartões de créditos e mais 50 correspondências em nome de outras pessoas foram encontrados.
A dupla e o material apreendido foram conduzidos para unidade policial. Na delegacia, Joubert foi autuado pelos crimes de estelionato e de associação criminosa. Já Fabiano, foi autuado em flagrante pelos crimes de associação criminosa, estelionato, receptação e falsificação de documento público. A Polícia Civil segue investigando o envolvimento dos suspeitos em outros delitos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
No município de Aquiraz as equipes apreenderam mais materiais ilícitos que comprovam a prática criminosa realizada por Fabiano. No imóvel vistoriado, seis notebooks, cerca de 600 cartões de crédito em nome de terceiros, uma impressora, documentos falsos e dezenas de maquinetas, além de impressões contendo dados de possíveis vítimas para a solicitação de contas bancárias, foram apreendidos. O material foi levado para a unidade policial, onde foi anexado ao inquérito que investiga a ação ilícita contra os suspeitos presos.