Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará assina acordo com multinacional alemã para a produção de Hidrogênio Verde no Pecém

Ceará assina acordo com multinacional alemã para a produção de Hidrogênio Verde no Pecém

Foto: Governo do Ceará

O governador Camilo Santana assinou nesta sexta-feira (29), em Munique, na Alemanha, acordo com a multinacional alemã Linde para implementação de uma planta de Hidrogênio Verde no Ceará. Maior empresa global na produção de gases industriais e engenharia, a Linde é representada na América do Sul pela White Martins. Esse é o 12º memorando de entendimento assinado pelo Ceará para a produção de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O que é o Hidrogênio Verde?

O HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). A ideia é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para assim impulsionar a economia do Estado. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação.

Leia também | Preço da gasolina pode permanecer estável pelos próximos 90 dias

Até o momento já foram assinados 12 memorandos de entendimentos com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no HUB de Hidrogênio Verde do Estado.

Publicidade

“Esse é um passo importante para a descarbonização do mundo. Estamos em uma grande força-tarefa para transformar o Ceará em um HUB de Hidrogênio Verde, que é o combustível do Futuro. O mundo inteiro procura alternativas para reduzir a emissão de poluentes. Além disso, iremos mudar a realidade socioeconômica do Ceará com novas oportunidades de emprego e renda para os cearenses”, afirmou o governador Camilo Santana.

Camilo Santana na COP26

Em Glasgow, na Escócia, Camilo Santana estará na abertura da COP26, principal conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU), e fará reunião com o grupo Fortescue Metal, gigante australiana que assinou memorando de entendimento recentemente com o Estado.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile