Navios com rotas internacionais continuam proibidos
Cruzeiros voltam a circular no Brasil a partir de sexta-feira (5)
A circulação de navios que estava paralisada desde março de 2020 retornará a partir de sexta-feira (5), em todo o Brasil. A volta acontece a partir de provação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio do protocolo sanitário para as embarcações.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ele traz a previsão de redução de viajantes por navio para 75% da capacidade total, exigência do cartão de vacina contra Covid-19 a passageiros e a exame RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque.
No início da pandemia, os surtos em cruzeiros foram uma das principais preocupações das autoridades. No mês de fevereiro de 2020, o navio de luxo Diamond Princess registrou cerca de 700 infecções e passou quase um mês em quarentena no Japão.
Cinco navios brasileiros circularão nesta temporada, sendo 386 mil leitos disponíveis. Ao todo, 107 roteiros e 392 escalas estão confirmados, entre Ceará e Santa Catarina. Com a volta dos cruzeiros, cerca de 25 mil empregos devem ser gerados.
O número considera as vagas dentro e fora dos navios, incluindo em restaurantes, agências de viagens, aluguel de vans e outros serviços indiretos.
Porém, a temporada terá menos navios por causa da restrição da circulação internacional. A reabertura de fronteiras marítimas para cruzeiros depende de decisão conjunta dos Ministérios da Saúde, Justiça e Infraestrutura.
Leia também | Rayssa Leal conquista o título da 2ª etapa do mundial de skate
Cerca de 2 milhões de pessoas, em mais de 50 países, já voltaram a viajar de cruzeiro, segundo a Associação Mundial de Cruzeiros. A entidade projeta que até o fim de 2021 cerca de 80% da frota de navios deve estar em circulação.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.