Ícone do site Portal GCMAIS

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial

Facebook lança recurso de loja para venda de produtos nos grupos e em lives

A partir de agora, será possível criar lojas em grupos do Facebook. Foto: Pexels

O Facebook anunciou nesta terça-feira (2) que, nas próximas semanas, vai desativar seu sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos. Segundo a empresa, a decisão levou em conta crescentes preocupações sobre o uso desse tipo de tecnologia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Auxílio emergencial: Governo avalia nova prorrogação

“Os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso”, disse Jerome Pesenti, vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, por meio de nota. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos.”

Segundo a Meta, empresa que abriga o Facebook, mais de um terço dos usuários ativos diários da rede social optaram pela configuração de reconhecimento facial. Por isso, mais de 1 bilhão de pessoas serão atingidas pela mudança.

Publicidade

Leia também | Confira calendário oficial do Auxílio Brasil em novembro

No caso da ferramenta de Texto Alternativo Automático (AAT, na sigla em inglês), que cria descrições de imagens para pessoas com deficiência visual, o Facebook acrescentou que ela não incluirá mais os nomes de pessoas reconhecidas nas fotos, mas seguirá funcionando normalmente.

Leia também | WhatsApp vai parar de funcionar em alguns celulares nesta segunda (1º); veja lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile