ECONOMIA

Mais de 62 milhões de brasileiros têm compras parceladas, aponta levantamento

Cartão é o meio preferido para pagamento a prazo

Compartilhe:
2 de novembro de 2021
Portal GCMAIS

Cerca de 62 milhões e 300 milhões de brasileiros têm compras parceladas. É o que revela um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com o Sebrae.

Mais de 62 milhões de brasileiros têm compras parceladas, aponta levantamento
Foto: CMFOR

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O número equivale a praticamente 1 em cada 3 dos 183 milhões de adultos estimados pelo IBGE no nosso país. De acordo com o estudo, o cartão de crédito é o meio preferido do brasileiro para parcelamento. Já o parcelamento por cheque é cada vez mais raro.

O levantamento mostrou, ainda, que o tipo de produto que está sendo comprado interfere na decisão do brasileiro na hora de pagar à vista ou à prazo. Apesar de reconhecer que o crédito é importante tanto para o lojista como para o consumidor, o gerente-executivo da CNDL, Daniel Sakamoto, diz que é preciso cautela na hora de optar por compras parceladas.

“A gente percebe que o crédito é realmente importante para o consumo, para o lojista e para o consumidor, mas é preciso que haja cautela e organização por parte dos consumidores para ter o controle do seu orçamento pessoal. A gente sabe também que a educação financeira é um elemento fundamental nesse processo, e ela ainda é algo que o consumidor brasileiro precisa melhorar”, finaliza Daniel.

Ainda de acordo com a pesquisa, para decidir sobre a contratação de uma modalidade de crédito, seja empréstimo, financiamento, cheque especial ou rotativo do cartão, 46% dos consumidores analisam o custo dos juros e 38% analisam as tarifas. Já a situação do orçamento é considerada por 37%, enquanto 23% olham o valor total do crédito utilizado.

Leia também | Mesmo com fim do Bolsa Família, ainda há incertezas sobre o Auxílio Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.