Ícone do site Portal GCMAIS

Pesquisadores cearenses desenvolvem curativo cicatrizante biodegradável

Trabalho é desenvolvido por pesquisadores da UFC. Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão desenvolvendo um curativo para ajudar na reconstrução do tecido ósseo.  A ideia é usar a novidade na área odontológica e avançar para a cura de traumas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As pesquisas começaram em 2014. O curativo possui duas características importantes no tratamento de lesões que atingiram os ossos, e que não são encontradas nos curativos já disponíveis no mercado.

O novo produto vai poder ser usado nos tratamentos, onde houver a perda de ossos, como as doenças bucais, e também, em traumas de vítimas de acidentes de trânsito.

A novidade deverá reduzir os riscos de infecções. Atualmente, os testes estão sendo feitos em aninais, na chamada fase pré-clínica. E os levantamentos devem avançar até 2023. De acordo com os pesquisadores, os primeiros resultados, já estão sendo bem promissores.

Publicidade

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O estudo está sendo feito pelo departamento de engenharia química, da UFC. No curativo, a fase orgânica começou com a celulose bacteriana, que poderia se tornar biodegradável.

Confira a reportagem de Miguel Anderson que foi ao ar no Jornal da Cidade desta segunda-feira (1):

Sair da versão mobile