Com o avanço na retomada de diversos serviços e atividades econômicas, são muitos os locais que exigem o comprovante de vacinação contra a covid-19 para autorizar a entrada. Eventos culturais, jogos e até os equipamentos da Justiça no Ceará determinam que os visitantes apresentem o documento certificando a imunização.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Caminhão do Cidadão passa por sete locais de Fortaleza e interior em novembro
Atualmente, é possível solicitar este comprovante por meio da plataforma Conecte SUS, do Ministério da Saúde. Essa ferramenta digital reúne as principais informações do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o atendimento para a vacinação em todo o País. Ela pode ser acessada por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Leia também | Financiamento da casa própria para policiais já foi liberado; saiba como solicitar
Além disso, quem é morador de Fortaleza pode emitir o documento pela plataforma Vacina Já. Esta ferramenta digital é usada pela Secretaria Municipal da Saúde para organizar a vacinação. Recentemente, ela passou a emitir o comprovante de imunização da população da Capital.
Leia também | 13º salário deve começar a ser pago neste mês; veja quanto você recebe
Confira o passo a passo:
- Na tela inicial do Vacine Já (vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br), acesse a aba “Consultar Cadastro”
- Em seguida, preencha os dados solicitados, como CPF, RG, data de nascimento e a sequência de imagens. Após isso, clique em consultar
- Nesta tela, confira os dados apresentados e verifique se está tudo correto
- No final da tela, clique em “Gerar Comprovante de Vacinação”
- Para validar o procedimento, digite o nome completo da mãe ou responsável. Confirme, também, o código de verificação que aparece na imagem
- Por fim, será emitido um comprovante de vacinação por meio de um PDF
Leia também | Em protesto contra preço de combustíveis, dupla circula com carro dos Flintstones em Maringá