A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nessa quinta-feira (4) uma resolução que altera regras de comercialização de combustíveis. Entre as principais mudanças estão a regulamentação da atividade de delivery, que poderá ser exercida a partir de autorização específica da ANP e restrita ao etanol hidratado e gasolina C.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os preços por litro de todos os combustíveis comercializados deverão ser indicados pelos postos revendedores com duas casas decimais, em vez das atuais três, no painel de preços e nas bombas medidoras. Isso seria para facilitar o entendimento dos consumidores. A medida tem prazo para entrada em vigor de 180 dias após a publicação.
Outra mudança diz respeito à atuação dos Transportadores-Revendedores-Retalhistas, empresas autorizadas pela ANP a comprar combustível a granel para repassar a consumidores e empresas. Atualmente, autorizadas a comercializar diesel, com a nova resolução, passam a ter permissão expressa para comercialização também de gasolina C e etanol hidratado.
As medidas aprovadas foram submetidas à consulta e audiência públicas e vêm sendo discutidas pela ANP desde 2018, por ocasião da greve dos caminhoneiros.
Leia também | Em protesto contra preço de combustíveis, dupla circula com carro dos Flintstones em Maringá
Em protesto contra preço de combustíveis, dupla circula com carro dos Flintstones em Maringá
Com a alta no preço dos combustíveis está cada vez mais difícil abastecer o carro no Brasil. Em um protesto divertido contra os recorrentes aumentos, dois homens decidiram circular pela cidade de Maringá, no norte do Paraná, com uma réplica do carro do desenho animado Flintstones.
As imagens, gravadas na última segunda-feira (1º) na Avenida Mandacaru, na zona norte da cidade, rapidamente viralizaram nas redes sociais e na imprensa local.
O carro dos Flintstones circulou em uma ciclovia da avenida. No veículo, os rapazes colocaram uma placa em protesto aos preços, com o número de um PIX e os dizeres “tá cara” e “não dá mais”.
O veículo da família pré-histórica do famoso desenho do estúdio Hanna-Barbera tem tração humana e não precisa de combustíveis para se locomover. Na cidade de Maringá, o preço da gasolina chega a custar R$ 6,89 o litro.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<