A temporada de cruzeiros no país para 2021 e 2022 será aberta oficialmente nesta sexta-feira (05). A data marca a saída do primeiro navio turístico a navegar em águas brasileiras, depois das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No fim de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu os protocolos para os cruzeiros no país nesta temporada. As regras da agência incluem a obrigação de que todos os passageiros estejam vacinados para embarcar. Os navios precisarão realizar testagens diárias para Covid-19 em, pelo menos, 10% dos viajantes, e a ocupação máxima das embarcações está limitada em até 75% da capacidade dos navios.
Mesmo com as restrições, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a reabertura da temporada de cruzeiros no país.
“Eu acho que essa temporada vai ser um grande sucesso de devido à demanda reprimida do pós-pandemia no mundo. A gente já vê isso acontecer nos hotéis do Brasil. Nós tivemos agora o feriadão de 7 de setembro, e foi a maior ocupação hoteleira da história desse feriado. Não tenho dúvidas de que estes 75% que foram liberados pelos órgãos reguladores da saúde estarão totalmente lotados e o setor de navios e cruzeiros é sim uma realidade que não tem volta e uma vocação que o nosso país tem”, afirmou o ministro.
O Ministério do Turismo estima que a temporada de cruzeiros 2021-2022 vai injetar cerca de R$ 2 bilhões e meio na economia brasileira e criar 35 mil empregos, o que representaria um crescimento de 11% em relação à temporada 2019/2020.
As embarcações devem ofertar mais de 566 mil leitos, 35 mil a mais que na temporada 2019/2020, e farão cerca de 130 roteiros e 570 escalas em portos brasileiros. Entre os destinos previstos, estão Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.
Leia também | Ministério do Turismo anuncia volta de cruzeiros marítimos em novembro
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<